Motivo de usarmos as tensoes 110 e 200
A energia elétrica surgiu em no século XVII, porém os cientistas da época não conseguiam fazer bom uso da utilização desta, de maneira que conseguiam utiliza-la através de “curtos raios”, sem conseguir criar uma corrente contínua ou de transmissão. Em sua forma de armazenamento e distribuição (companhias de energia) surgiu em meados do século XIX, inicialmente na Europa e nos Estados Unidos e poucos anos depois chegando ao Brasil e várias outras regiões no mundo.
Os 15 anos após o surgimento das companhias elétricas foram cruciais para todo o desenvolvimento do sistema de armazenamento e distribuição de energia elétrica, já que grande parte dos avanços conseguidos nesses anos são os que essas empresas utilizam até hoje.
No Brasil, conforme dito anteriormente, a primeira unidade produtora foi implantada no final do século XIX, mais especificamente no ano de 1883, pela então Usina Termelétrica de Campo, situada perto da cidade de Juiz de Fora. Já em 1920, havia mais de 300 empresas que eram responsáveis pela distribuição de energia elétrica em mais de 400 milhões de regiões no país.
Segue abaixo um conceito resumido sobre a energia elétrica e sua distribuição:
“Energia é a propriedade de um sistema que permite a este realizar trabalho. Pode ter várias formas: potencial, mecânica, química, eletromagnética, elétrica, calorífica etc. Estas várias formas de energia podem ser transformadas umas nas outras. Energia elétrica - ou eletricidade - é como se designa os fenômenos em que estão envolvidas cargas elétricas.”
“Depois de gerada, a energia elétrica é conduzida por cabos até a subestação elevadora, onde transformadores elevam o valor da tensão elétrica (voltagem). Assim, nesse nível de tensão, a eletricidade pode percorrer longas distâncias pelas linhas de transmissão, sustentadas por torres,