filme
Administrar condomínio vai muito além de apenas acompanhar sua rotina diária, negociar contratos, dirigir atividades operacionais, realizar compras, trabalhar na gestão de funcionários e resolver eventuais problemas. O desafio maior é a contabilidade.
Manter a vida financeira de um condomínio sempre saudável não é impossível. Para obtemos sucesso precisamos sempre trabalhar com uma previsão orçamentária perfeita, elaborada com base nos gastos reais do condomínio, pois ela, sem dúvidas, é o alicerce de uma administração perfeita.
Na elaboração de uma boa previsão orçamentária é preciso tomar por base os gastos do exercício anterior. Um dos principais motivos para o acontecimento do Défcit Orçamentário é o gasto excessivo com “despesas eventuais”. Portanto, um dos itens essenciais para evitar falhas na previsão orçamentária é acrescentar uma linha com verba destinada apenas a essas despesas, o valor destinado deve ser decidido tomando por base as despesas ocorridas no exercício anterior. COLAR HISTÓRICO DO REALIZADO
Para encontrar o percentual de reajuste necessário é preciso estudar todas as despesas mensais do condomínio e aplicar o reajuste mencionado em contrato em cada uma delas nos respectivos meses de aniversário, para reajustamos as despesas com funcionários usamos como base o percentual do dissídio estipulado pelo sindicato da categoria em ano anterior. É recomendável trabalhar com margem de riscos de inadimplência (com base em dados históricos do condomínio). (Fig. 1) colar balancete condominos
O valor arrecadado para fazer frente ao Fundo de Reserva deve ser preservado e somente utilizado em caso de extrema necessidade ou para realização de benfeitorias, mediante aprovação em assembleia. Existem três possíveis formas de arrecadação mensal, a saber:
Fixa: Aprovação de orçamento/previsão (contendo todas as despesas com contas de consumo)
Variável: O rateio é realizado mediante despesas apuradas por mês.
Misto: 1. Aprovação de