Relatório TCC- Onze faces do Repórter
Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso Onze faces do repórter
Luara Skrzek
RA 00100006
Jorn. MA 7
São Paulo – SP
10.11.2014
LUARA SKRZEK
Onze faces do repórter
Orientador: Prof. Marcos Cripa
SÃO PAULO/SP
2014
1. Descrição do projeto
1.1) Formato
O projeto será apresentado em vídeo, na forma de documentário. A ideia inicial era de que a duração fosse de aproximadamente 45 minutos. Após a finalização, o tempo total de arte ficou em 34 minutos.
A linha condutora do documentário seria a gravação de bastidores da reportagem na rua, ou seja, dos repórteres em ação. A técnica, os imprevistos, a preparação, a equipe: tudo o que envolve uma reportagem. A princípio seriam gravados três bastidores diferentes, com repórteres diferentes. Este material seria exibido de forma cronológica ao longo do documentário. No entanto, intercalados entre si, e também com as entrevistas dos demais repórteres. Durante a execução das gravações, acompanhei apenas dois bastidores, dos três previstos inicialmente. Tendo o material dessas duas gravações em mãos, percebi que não havia a necessidade de uma terceira, pois eu não poderia aproveitá-lo da mesma forma, devido ao curto tempo do documentário.
Com este formato de tentrevistas intercaladas com bastidores esperava-se dar maior movimento ao vídeo final, fugindo das tradicionais cabeças coladas umas seguidas das outras, apenas.
A minha participação em eventuais passagens, conversando com os repórteres, ou ainda, em OFFs, era uma opção, no começo. No entanto, quase todas as gravações foram feitas somente por mim, sem alguém que pudesse operar a câmera enquanto eu interagisse. Este foi um fator fundamental para a escolha da não aparição ou participação ativa da documentarista.
Só há trilha sonora nos trechos de gravação dos bastidores, na rua. Foi