Analise de Rotatividade
A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido transformações e mudanças nos últimos anos. As organizações possuem, hoje, incontestavelmente uma visão muito mais abrangente do papel das pessoas.
O Cenário atual competitivo dos negócios obriga as empresas a inovarem e se reestruturarem na sua forma de gestão. Pois, o bom desempenho das organizações depende da contribuição das pessoas que a compõem, da forma como estão organizadas e dos investimentos.
A rotatividade de pessoal, também conhecida por turnover, está relacionada com a saída de funcionários de uma organização. Os motivos que levam um funcionário a pedir desligamento de uma empresa podem ser vários, como: falta de motivação, descontentamento com alguma política da empresa, ou busca por uma melhor colocação no mercado profissional. Assim como também, a empresa poderá optar pelo desligamento desse indivíduo com o objetivo de buscar profissionais mais capacitados para integrar o seu quadro funcional ou ainda procura pela inovação em seus sistemas.
Quando o índice de turnover está elevado em uma empresa, aponta que algo não está indo bem, além dos gastos com admissões e demissões, há todo um transtorno gerado na empresa por falta de mão-de-obra e insegurança por parte dos colaboradores remanescentes, o que pode abalar futuramente a produtividade da empresa. Diante dessa problemática, é necessário investigar o problema, fazendo assim um levantamento dos fatores determinantes que levaram esses colaboradores a desligar-se da empresa. Para isso, é necessário realizar um estudo contando com a participação de todos os colaboradores da instituição.
Assim com base nessa temática, desenvolveu-se um problema de pesquisa intitulado Análise da Rotatividade de Pessoal: A Importância de uma Equipe Consolidada, tendo como base de estudo de caso uma empresa que comercializa produtos turísticos a Agência Viagens Tur localizada na cidade de Fortaleza. Tendo como objetivo geral a identificação e a