Filme
Além da sala de aula
Curso: Psicopedagogia e Educação Inclusiva
Disciplina: História da Pedagogia
Professor: Ivonete Maria de Souza Sampaio
Aluna: Claudenice Gonçalves Além da Sala de Aula é um filme que traz a história de uma jovem professora que logo no início de sua carreira enfrenta uma experência que exige além de habilidade, muito amor e dedicação. A professora Stacey Bess, mãe de duas crianças e que pouco depois de começar a dar aula descobre estar novamente grávida, encara a vaga de professora temporária da escola de abrigo, que é, na verdade, uma sala de aula improvisada para atender crianças sem lar, que são impedidas de se matricularem na escola regular.
Crianças com fome e com idades diferentes, falta de livros, de mesas e demais matérias básicos, barulho de trem e condições insalubres são dificuldades enfrentadas pela professora, além das diversas tentativas em sensibilizar uma autoridade para a necessidade de intervenção.
Diante de tantos desafios, lutou para levar o ensino aos alunos. Modificou o espaço físico, procurou conhecer a realidade dos alunos, buscou a participação dos pais que eram tão arredios e sem instrução. Em alguns casos, ensinou pais a serem responsáveis pelos filhos. Além de ensinar as disciplinas, ensinou valores. Procurou novas formas de ensinar.
No filme podemos observar a existência da pedagogia liberal, pois prepara os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais, além do desenvolvimento da cultura individual, a diferença entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundi a idéia de igualdade de oportunidade e não leve em conta a desigualdade de condições.
Bem como também a tendência progressista libertadora, pois vincula a educação a luta e organização de classe de oprimido. Paulo Freire não considera que o conhecimento não é suficiente se, ao lado e junto deste, não se elabora uma nova teoria de conhecimento e