filme
O filme “O Jardineiro Fiel” descreve uma história entre Justin um jardineiro diplomata que se envolve com Tessa uma mulher que defendia os direitos humanos. Os dois se conheceram em uma palestra onde aconteceu uma discussão entre eles e após tal discussão se tornaram amigos e dessa amizade nasceu um grande amor, e Tessa acaba engravidando mas acaba perdendo seu filho. O casal se muda para África em virtude de propostas de trabalho.
Justin continua sendo diplomático na África e Tessa acaba se envolvendo com os direitos humanos e trabalha juntamente com um médico. E nesse trabalho Tessa percebe algo anormal e ela acaba investigando a fabricação de um medicamento. Nessa investigação ela constata a morte de varias pessoas ao ingerir o medicamento e as causas da morte dessas pessoas não eram reveladas. Com isso Tessa chega a uma conclusão de que uma empresa estava usando pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, e essas pessoas não tinham o conhecimento de que estavam sendo usadas para testes.
Tessa denuncia essas ações que estavam acontecendo e em virtude de tal denuncia Tessa é assassinada. Justin é comunicado da morte de sua mulher e vai reconhecer o seu corpo, depois de um tempo ele toma a iniciativa de investigar a morte de sua mulher e descobre o trabalho que ela estava realizando e decide dar continuidade no trabalho dela, onde a investigação foi concluída e entregue. Justin se sentindo com o dever cumprido vai ao local onde Tessa foi morta com a intenção de tirar sua própria vida, mas Justin foi assassinado antes de chegar no local.
Podemos observar no filme vários conflitos éticos, como a utilização de pessoas negras e pobres em testes de medicamentos por empresas e sem as pessoas saber que estavam sendo ocupadas como cobaias. Observamos também que o governo tem conhecimento dos testes e mesmo assim permitiram a morte de muitas pessoas inocentes.
Podemos concluir que devemos sempre trabalhar para o bem das pessoas e nunca