filme
De acordo com os conceitos científicos expostos, a ação do homem está enchendo a fina camada da Terra – atmosfera - com poluição. A narrativa parte da observação de fotografias antigas do globo terrestre, de 1968 e 1972, retratadas por espaçonaves em missões espaciais da Apollo 8, Apollo 17 e galileu, e também fotos antigas e recentes enfocando rios, geleiras, furacões, cidades inundadas e locais de estiagem, entre outras.
Analisando gráficos que mostram a elevação dos índices de emissão de dióxido de carbono, desde 1958, além das bruscas mudanças meteorológicas e climáticas, Al Gore lançou um apelo surpreendente com objetivo de tornar consciente a urgência da transformação nos padrões de hábito mundiais. Para ele, “a ação dos políticos é um imperativo moral para admitir a situação do planeta e promover realizações que gerem mudanças”, afirmou o porta-voz da causa ambiental.
Individuais e coletivas, por parte dos cidadãos e, especialmente dos políticos, tais medidas só não são adotadas como convêm porque existe, ainda, o entrave da crença errônea de que a situação não é “bem assim”, logo, não seria de dimensões tão grandes que pudessem afetar realmente todo o planeta, segundo o argumento. De acordo com Al Gore, que passou a dedicar-se à extensa e minuciosa pesquisa para provar e divulgar o contrário a fim de convencer o maior número possível de pessoas, os índices de elevação do dióxido de carbono vêm, sim, aumentando vertiginosamente a cada ano e, atualmente, é possível ver o real impacto dessa condição catastrófica afetando o mundo inteiro.
É inegável o fato de que estão