Projeto com Idosos
CORINTO
2010
I- TITULO DO PROJETO
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE (UMA IDEIA)
II- INTRODUÇÃO
A população de idosos vem crescendo constantemente e o processo de envelhecimento vem sendo acompanhado de algumas limitações nas capacidades físicas, psicológicas, intelectuais e sociais, diante disso, o envelhecimento crescente de quase todas as populações do mundo, na maioria delas pouco ou nada se tem feito para que essas limitações não influenciem no comportamento dos idosos.
Com o envelhecimento há um declínio das aptidões físicas, o corpo sofre modificações, tais como diminuição da capacidade auditiva, visual, de locomoção, aparecimento de rugas e em branqueamento dos cabelos.
É extremamente relevante criar ações em que a pessoa idosa aprenda a identificar e lidar com as transformações surgidas em seu corpo, além disso, promover sua auto-estima e melhoria da sua condição social.
Diante disso, o projeto visa desempenhar ações de caráter sócio educativas, físicas, laborativas, recreativas, culturais, buscando assegurar aos idosos a garantia de uma almejada qualidade de vida.
III- OBJETIVO GERAL
Proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos idosos, desenvolvendo condutas saudáveis adequada à idade, contribuir para a prevenção de enfermidades e elevação da auto-estima.
IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer atividades físicas e culturais que visem a melhoria da qualidade de vida dos idosos;
Trabalhar a elevação da auto-estima, através de um espaço de troca de experiências;
Desenvolver oficinas de artesanato, promovendo a socialização do usuário à família e comunidade;
V- PÚBLICO ALVO:
Idosos com faixa etária acima de 60 (sessenta anos), oriundas de famílias cadastradas no CRAS e encaminhadas pela rede socioassistencial do município.
VI- JUSTIFICATIVA:
A LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e o