Projeto De A O IDOSO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 7
3.1 Geral 7
3.2 Específicos 7
4 PÚBLICO ALVO 8
5 METAS A ATINGIR 8
6 METODOLOGIA 9
7 RECURSOS HUMANOS 9
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 9
9 AVALIAÇÃO 9
10 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
1 apresentação
A proposta sugerida referente ao Estágio Curricular Obrigatório II é esclarecer aos idosos, quais sãos seus direitos enquanto cidadãos. O Estágio será realizado na Unimed Londrina, cooperativa de trabalho médico, setor da Medicina Preventiva, Grupo de Convivência. Início do estágio 12/08/2013 até 16/10/2013 de segunda a quinta feira 13h00min horas as 17h00min horas.
Estatisticamente tem-se verificado na sociedade brasileira o crescimento acelerado da população idosa. Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE (2010), a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Esta alteração na distribuição etária exige a implementação de ações para a promoção dos direitos humanos das pessoas idosas.
A Constituição Federal permitiu ao idoso ter proteção do Estado de Direito contra a discriminação, tendo sua dignidade resguardada e a proteção às suas necessidades específicas.
A Política Nacional do Idoso regulamentou quais seriam essas necessidades específicas e em que condições seriam consideradas a dignidade propriamente do idoso como objetivo de proteção. Sistematizou princípios específicos dos direitos dos idosos e como proceder processualmente à defesa do idoso.
O Estatuto do Idoso inovou ao permitir ao idoso que se proteja, passa a ser visto como sujeito de direitos, sendo pressuposta sua autonomia na defesa dos seus direitos.
No dia 01 de outubro de 2003, no Senado Federal, foi sancionada a redação final do Estatuto do Idoso (EI), que garante: “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (...) assegurando-se-lhe por lei ou