Projeto Idoso
Atualmente são consideradas pessoas idosas, aquelas de idade igual ou acima de 60 anos, no entanto, são pessoas que mais necessitam de cuidado em decorrência da fragilidade da saúde, em função de várias doenças que surgem como a hipertensão, diabete, reumatismo, problema cardíaco, como também a cegueira, a surdez, entre outros.
Vivendo em uma sociedade cheia de preconceitos e discriminação, o idoso passa a ser excluído e rejeitado por uma boa parte das pessoas mais jovens, onde muita das vezes há uma enorme ausência de respeito para com eles, e que por sua vez, com seu direito dado por lei de ter prioridade nos atendimentos em filas de bancos, hospitais, em qualquer instituição publica ou privada, são violados de forma exacerbante. Necessário é saber que, na falta de carinho, atenção e cuidados por parte da família ou até mesmo amigos, o idoso se sente solitário e abandonado, chegando a adquirir várias doenças físicas e mentais, e consequentemente, pedindo até mesmo pra saírem de seus lares, por acharem que de certa forma, atrapalha ou incomoda aqueles que convivem ao ser redor.
Pode-se observar que, com o amplo número de abandono e maus tratos aos idosos, eles são removidos do amparo de seus familiares ou amigos, até uma Instituição de Longa Permanência (ILP), mais conhecido como abrigo ou asilo, com a finalidade de proteger e proporcionar assistência a esses idosos.
Por fim, como bem conhecemos que com a chegada da velhice, as pessoas acarretam as mais variadas dificuldades encontradas na vida, pretendemos com esse projeto, obter informações das causas e consequências que o envelhecimento está proporcionando a crescida população contemporânea.
5 REFERENCIAL TEÓRICO
Na sociedade moderna, o índice de envelhecimento populacional vem aumentando gradativamente, tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos, diante do que mostram as transformações demográficas. O aumento perante a esse segmento populacional, vem sendo um