Filme O Senhor das armas e sua relação com o filme Diamante de Sangue
O filme se passa em Nova Iorque no período da guerra fria e no pós-guerra em que Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um comerciante de armas que as fornece para todo o mundo, principalmente para a África, através de armas descartadas pela união Soviética no pós-guerra (devido corrida armamentista).
A primeira influencia das grandes potencias fica clara após o fim da guerra fria onde as armas não usadas pela URSS passam a ser comercializadas. A outra é que essas armas são vendidas por potencias mundiais como os EUA que favorecem o tráfico para comercializar suas armas produzidas e movimentar a indústria bélica, para países principalmente da África que passa pelo processo de partilha, onde os grandes países dividem a África sem se importar com religião ou etnia, que gera grandes conflitos.
As mais evidentes consequências que podemos notar primeiro são as mortes, e o retrocesso causados pelos conflitos presentes no filme. E a consequência para as grandes potencias é a movimentação de sua indústria bélica que sempre fornece armamentos para conflitos desse tipo
Relação
Sobre os filmes “diamante de sangue” e “senhor das armas” é importante dar destaque a descolonização e a partilha da África já que os dois retratam fatos e conflitos ocorridos nesse território.
No primeiro mostra a busca por diamantes e os conflitos entre o governo e os rebeldes pela dominação dos diamantes (tem esse nome devido ao sangue derramado para extrai-los da terra).
Para que os conflitos continuem é necessário armamento de ambas as partes e é disso que se tira a relação dos filmes para o financiamento das armas fornecidas por Yuri (senhor da guerra) a África (por ser um continente pobre) pagava-as com os diamantes, os diamantes de sangue.