Filme e a vida continua
FMF – FACULDADE MARTHA FALCÃO
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
Sociologia da educação
Filme: pro dia nascer feliz
Ana Cláudia Souza Da Silva
Manaus
2011
Ana Cláudia Souza Da Silva
Sociologia da educação
Filme: pro dia nascer feliz
Trabalho apresentado ao IESA – Instituto de Ensino Superior da Amazônia – FMF – Faculdade Martha Falcão, como requisito parcial para a obtenção de nota na Disciplina sociologia da educação, realizado sob a orientação da Profª. Maria do Carmo.
Manaus 2011
Pro dia nascer feliz
O objetivo principal do filme é mostrar a relação do adolescente com a escola e também fazer abordagem a cerca da fragilidade do sistema educacional brasileiro, Deixando transparecer a personalidade dos jovens da atualidade, retratando sonhos e expectativas de educandos de 13 a 17 anos, em relação ao futuro.
Apresenta um quadro comparativo: a dos alunos menos abastados, que enfrentam dificuldades e que lutam para chegar à escola; a dos que estão à margem da sociedade, em contato com uma situação de violência e criminalidade e aqueles ligados à elite, que enfrenam “problemas” para harmonizar a vida social as exigências escolares expondo a realidade de instituições de ensino distintas espalhadas por três estados: Pernambuco, Rio de janeiro e São Paulo. Embora particularmente sinta que a realidade pode ser ainda pior, pois a presença das câmeras mesmo mostrando um ambiente totalmente precário esconde algumas situações inibindo a realidade das ações dos alunos e professores dentro da sala de aula tais como palavrões e grosserias.
De um lado escolas com estrutura precária a exemplo da escola estadual Cel. Souza neto (em Manari Pernambuco) e do outro lado escola com estrutura moderna como no caso do colégio santa cruz (em são Paulo) salientando assim a desigualdade social, ao expor estudantes marcados por essa infeliz