Resenho do filme "e a vida continua "
E A VIDA continua. Direção: Roger Spottiswoode. Distribuição: Odessa Home Vídeo. Produção: Migde Sanford e Sarah Pillsbury. Co- Producão: Edward Teets e Arnold Schulman, 1993.
1. CREDENCIAL DO DIRETOR
Roger Spottiswoode nasceu em 5 de janeiro de 1945, em Ottawa, Canadá. Começou sua carreira como editor na década de 1970. Ele tem direcionado um número notável de filmes e produções televisivas, incluindo Sob Fogo (1983) e Shake Hands com o Diabo (2007).Ele editou vários filmes, entre eles O Jogador (1974); é produtor e escritor; sendo um dos responsáveis por escrever 48 Hrs. Estrelando Eddie Murphy e Nick Nolte. Em 2000, dirigiu o ficção científica O sexto dia estrelando Arnold Schwarzenegger. Spottiswoode ganhou diversos prêmios pelos filmes que produziu. Inclusive em 1993 o filme E a vida continua ganhou o Grande Prêmio do Júri no festival de Montreal.
2. BREVE RESUMO DA OBRA
O filme “E a vida continua”, é baseado no livro de Randy Shilts retrata os dramas vividos nos Estados Unidos no período em que ocorreu os primeiros momentos de uma epidemia, com etiologia até então desconhecida, e que mais
______
¹Aluna da Universidade Federal da Bahia, cursando o segundo semestre de Fonoaudiologia. tarde passou a ser chamada de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Durante a década de 1970 um grande número de gays começou a apresentar sintomas de uma doença desconhecida. Eles adoeciam, apareciam manchas na pele, seu sistema imunológico era afetado e logo morriam. A taxa de mortalidade era altíssima, por isso chegavam a chamar de “conta de açougueiro”. Como esses sintomas apareciam, ate então, apenas em homossexuais a doença foi chamada por um tempo de pneumonia ou câncer gay; e acreditava-se que fosse uma doença imunológica relacionada a gays.
Depois de algum tempo foi descoberta a doença também em recém-nascidos, desmistificando assim, a idéia de que era uma doença só de gays. Também