Sistema nervoso
O sistema esqueletico adulto é composto de 206 ossos.
O esqueleto é dividido em partes axial e apendicular.
O esqueleto axial consiste nos ossos que formam o eixo do corpo, sustentam e protegem os órgãos da cabeça, pescoço e tronco. Os componentes do esqueleto axial são: crânio, osso hióide, coluna vertebral, caixa torácica.
O esqueleto apendicular é constituído por ossos dos membros superiores e inferiores e pelos ossos dos cíngulos que firmam que ligam o esqueleto axial ao apendicular. Os componentes do esqueleto apendicular são: cíngulo do membro superior (par de escapula e de clavículas), membros superiores, cíngulo do membro inferior (2 ossos do quadril), membro inferior.
O sistema esquelético apresenta as funções de: sustentação, proteção, movimento do corpo, hematopoiese, armazenamento de gordura, armazenamento de minerais.
Os ossos do esqueleto são classificados de acordo com sua forma em quatro categorias principais:
Ossos longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e funcionam como alavancas. A maioria dos ossos dos membros superiores e inferiores, ex (tíbia, úmero, fêmur, etc).
Ossos curtos: são aqueles cujo a forma se aproxima de um cubo (punho, tornozelo), eles transferem a forca dos movimentos.
Ossos planos: são aqueles que apresentam uma superfície larga para inserção de músculo ou proteção de órgão subjacente (ossos do crânio, costelas e ossos do cíngulo superior).
Ossos irregulares: são aqueles que variam de forma e apresentam varias superfícies para inserção de músculos ou para articulações (vértebras).
Osso pneumático: são aqueles que apresentam cavidades (esfenóide e etmoide).
Sesamoide: osso que se interpõe a 1 tendao. Osso curto.
O tecido ósseo pode ser de dois tipos: compacto (denso) ou esponjoso (reticulado), e a maioria dos ossos apresenta ambos os tipos. O osso compacto é duro e denso, e a porção externa protetora de todos os ossos. O osso esponjoso, quando esta presente, situa-se