Filme A Negociação
A NEGOCIAÇÃO
1. Faça um relato dos aspectos que antecederam a situação. Danny é um policial especialista em negociações em casos de sequestros que foi incriminado inocentemente por colegas, que o fez ter de iniciar um sequestro falso para possibilitar a comprovação de sua inocência.
2. Identifique as partes envolvidas e discuta o papel e o interesse de cada um na negociação, suas opções, escolhas e implicações de cada uma.
Há dois membros diretamente envolvidos na negociação: Danny Roman e Chris Sabian. Enquanto Danny sequestrou propositalmente algumas pessoas, a fim de provar sua inocência, solicitando que o negociador fosse desconhecido pela corporação, Chris se vê numa encruzilhada, acreditar ou não em Danny. Chris é um policial extremamente imparcial e analisa somente os fatos, agindo com extrema cautela e desconfiando de Danny, até que fosse provado sua inocência.
3. Diga como as partes encaram (definem) a negociação. Exemplo: ganha-ganha, ganha-perde, maneira de se obter o que se quer derrotar a outra parte, ter o melhor resultado a qualquer custo, etc.
Danny encara essa negociação como a mais importante de sua vida, pois ele depende dela para provar sua inocência, já Sabian encara essa negociação com o peso e a responsabilidade do trabalho, visando libertar os inocentes e prendem o criminoso, sendo ganha-perde até este ponto. Porém, após aprofundar-se na negociação e começar a analisar melhor os fatos, percebe que precisa ajudar Danny, e a negociação passa a ser ganha-ganha, ambos visando o mesmo resultado.
4. Quem integra as partes? Diga se há apenas uma pessoa isolada, se há um grupo, se a pessoa representa um grupo ou se deve(m) prestar contas do resultado e para quem isso deve ser feito. Há divisões internas, coalizões ou hierarquia? Os integrantes de cada parte conhecem o real interesse dos outros integrantes da própria parte? E da outra? O lado do Danny é integrado somente por ele mesmo, e, do outro