Reciclagem de Lixo
Município: TEiXEIRA DE FREITAS - Extremo Sul da Bahia – região Sul da Bahia à 800 km da capital
População: 123.557 habitantes – Censo IBGE 2.000
Cooperativa dos Recicladores de Lixo de Teixeira de Freitas-BA (COPLIXR): cooperativa sem fins lucrativos, a ser registrada da Junta Comercial com Estatuto Social e CNPJ próprios.
O município de Teixeira de Freitas-BA.
APRESENTAÇÃO:: aproximadamente de 100 a 150 pessoas com suas famílias, incluindo crianças, vivem catando e separando o lixo domiciliar descarregado dos caminhões de lixo no aterro sanitário do município de Teixeira de Freitas-BA. Além de permanecerem em área proibida, trabalham no lixo sem nenhum equipamento de proteção e sem condições de higiene, em contato direto com o lixo e também com animais como urubus e ratos, sem nenhuma imunidade contra doenças contagiosas. Chegam a comer diariamente os restos de alimentos encontrados no lixo, disputando-os com os animais que se encontravam no local. O sustento dessas pessoas provém da venda do material reciclado retirado do lixo, o qual é comprado clandestinamente por pessoas que fica nas proximidades externas do aterro sanitário. Devido à falta de recursos financeiros para sobreviver, os catadores de lixo freqüentemente pega “vales” com os compradores, e comprometiam-se a entregar o lixo reciclado antes mesmo de ter sido separado. Isso criou um problema cíclico, pois os catadores dependem cada vez mais dos “vales”.
A presença dos catadores de lixo no aterro sanitário do município propicia outro problema para o Poder Público municipal: essas pessoas vivem em área de alto risco, acarretando um problema técnico. Além de dificultar a operacionalização dos serviços na área, os catadores estão em área proibida.
JUSTIFICATIVA: Diante da situação em que se encontravam os catadores de lixo, a prioridade do projeto é retirar as pessoas do lixo e oferecer-lhes melhores condições de trabalho. Após analisar experiências em outros