lixo e reciclagem do lixo
CAIO HENRIQUE GUGLIELMI MOREIRA
JHONATTAN DIAS
VALMIR GABRIEL MOLLETTA
VINICIUS JANGADA DE MORAIS
LIXO E RECICLAGEM DO LIXO
CURITIBA
2013
CAIO HENRIQUE GUGLIELMI MOREIRA
JHONATTAN DIAS
VALMIR GABRIEL MOLLETTA
VINICIUS JANGADA DE MORAIS
LIXO E RECICLAGEM DO LIXO
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Engenharia Ambiental do Curso de Engenharia Mecânica do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
LIXO E RECICLAGEM DO LIXO 5
TIPOS DE LIXO 5
Lixo orgânico 5
Lixo inorgânico 5
Lixo doméstico 6
Lixo eletrônico 6
Lixo hospitalar 6
Lixo radioativo 7
Lixo industrial 7
Lixo agrícola 8
RECICLAGEM DO LIXO 8
Reciclagem de plásticos 8
Reciclagem do vidro 9
Reciclagem do papel 10
Reciclagem do metal 11
COLETA DO LIXO 12
GESTÃO DO LIXO 14
LUCRO DENTRO DA RECICLAGEM 16
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
Os resíduos sólidos, popularmente chamados de “lixo”, são materiais sem utilidade, supérfluos ou perigosos que são gerados pela atividade humana e tem a necessidade de serem descartados ou eliminados. Em processos naturais, por exemplo, não é gerado “lixo”, pois tudo tem seu destino como a urina e as fezes dos animais se tornam adubo para o solo, gás carbônico gerado pela fotossíntese é reutilizado pelas próprias plantas e restos mortais são decompostos por fungos e bactérias. Mas a natureza não tem condição de fazer isso com todo o lixo humano, dai vem as questões: O que fazer com todo esse lixo produzido pelos humanos? Há alguma maneira de obter lucro de forma sustentável com essa matéria erroneamente julgada inútil?
Aparentemente a resposta a essa última pergunta seria “não”, entretanto o lixo pode ser utilizado de diversas formas, com a finalidade de fazer novos produtos e até mesmo gerar energia elétrica e térmica. O grande problema é a dificuldade de inseri-lo na cultura das pessoas,