Filme A negociação
SOBRE O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E TIPOLOGIAS DE NEGOCIAÇÃO EVIDENCIADAS
O filme conta a história de um policial, alvo de uma armação, que acaba tendo que negociar de uma maneira muito particular para livrar-se de uma acusação a qual não tinha culpa.
A forma que o personagem encontrou para negociar e se livrar da prisão foi realizar um sequestro de seus próprios colegas de trabalho. Inicialmente, não houve planejamento antes da negociação, tendo o policial tomado a decisão por impulso.
Na cena do sequestro, o policial acaba negociando com vários atores, entre eles aqueles envolvidos no esquema da corrupção, mas principalmente com a polícia local. Dessa forma, foi evidenciada uma tipologia de negociação ganha-ganha, uma vez que foi estabelecido um sistema de barganha, onde o policial fazia diversas reivindicações em troca do bem-estar dos reféns.
COMUNICAÇÃO, CLIMA E A CONFIANÇA DURANTE O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
COMPORTAMENTO E FLEXIBILIDADE DOS NEGOCIADORES
No início da negociação, o mediador da polícia local era conhecido pelo personagem principal, o que prejudicou o processo, principalmente por parte da polícia, e tornou o clima inviável. Assim, uma das estratégias adotadas pelo personagem foi chamar um negociador imparcial, auxiliando na confiança e comunicação do processo.
Ambos os negociadores, necessitavam de confiança para o sucesso da negociação. Sucesso que, para o negociador da polícia era o resgate dos reféns com vida e, para o policial suspeito, obter o máximo de informações para provar a sua inocência. Assim, observou-se ao longo de todo o filme o esforço de ambas as partes para manter a confiança. Apesar disso, houve um momento no filme em que o negociador da polícia passa uma informação falsa e o policial suspeito acaba perdendo a confiança e todo o processo teve que ser retomado – este inclusive simula o assassinato de um policial refém, o que também gerou desconfiança do