Filme a negociação
RA: 6944451543
Resenha do filme: A Negociação
Curso: Administração de empresas, 1° semestre
Prof° : Fabricio Ferreira
Pelotas,Maio/2013
O Filme se passa em Chicago, onde Danny Roman (ator Samuel L. Jackson) é um policial especialista na arte de Negociar com seqüestradores.
Depois da comemoração de uma negociação bem sucedida, seu parceiro o Policial Nate, lhe conta que há uma fraude com desvios de dinheiro, cujos envolvidos no crime são pessoas do próprio departamento de polícia.
O Policial Nate é assassinado, fazendo com que Danny seja considerado o principal suspeito pelo homicídio.
Após ter a sua carreira arruinada pelas falsas acusações, Danny faz cinco reféns e começa a grande Negociação pela sua liberdade.
O filme é fictício, mas abrange um tema que é bem comum em vários casos do nosso dia-a-dia, mostrando que a negociação é um processo de comunicação que busca a harmonização de uma situação entre as partes envolvidas a fim de alcançar objetivos através de acordos em situações em que há um interesse em comum, visando chegar o mais próximo possível ao que se deseja.
Em um determinado momento do filme, Danny Roman fala a um negociador inexperiente a seguinte frase: Nunca diga não a um seqüestrador.
Vejo esse exemplo da mesma forma como jamais devemos usar palavras negativas em uma negociação, não interessa o tipo de negociação.
Devemos ter sempre o planejamento da situação, usando técnicas de comunicação eficazes. A comunicação na Negociação que foi fundamental em todos os momentos do filme, pois os personagens emitiram e receberam mensagens o tempo todo através de rádio, telefone e até mesmo pela televisão.
O melhor é quando os dois envolvidos na negociação saem ganhando que é onde podemos identificar na cena em que Denny liberta um de seus reféns em troca de energia elétrica, cobertores e comida.
O final do filme é surpreendente, o policial Denny depois de uma dura batalha contra o