Filme A Guerra do Fogo
Curso: Publicidade e Propaganda
Componente curricular: História da Comunicação - Docente: Silvia Tavares
Aluno: William David Corrêa
Análise do filme “A Guerra do Fogo”
Ano: 1981- França/Canáda
Direção: Jean-Jacques Annaud
Gênero: Aventura e Drama
O filme retrata um período na pré-história de dois grupos distintos. O primeiro grupo, é formado por humanos que ainda não descobriram como se comunicar e para eles, o fogo, é como algo vindo do sobrenatural, porque ainda não conseguiram a forma de dominar ou a técnica da combustão para fazê-lo. Ainda sobre a comunicação, era extremamente fraca, pouquissimo evoluída, era através de gestos, gritos e grunhidos entre si, talvez entendessem algumas poucas coisas, mais no geral não dava para compreender e por muitas vezes, gerava uma “raiva” por um não entender o que o outro queria dizer. Já o outro grupo, era diferente demais, era um grupo, digamos, mais evoluído, podendo ser chamado até de tribo, eles já confeccionavam armas de caça, cabanas, também uma pintura que distinguia esses dos demais grupos e tinha a habilidade de criar o fogo.
O filme se passa em uma região tropical onde no primeiro momento o grupo menos evoluído usava o fogo para cozinhar comidas e espantar os animais selvagens, um detalhe interessante era a forma de reprodução, completamente institiva, não era considerado um ato sexual, podemos decifrar como ato de acasalamento, em algum momento de sua trajetória esse grupo foi atacado por um terceiro grupo que surgiu, que por sua vez eram identicos a primatas. Aconteceu que esse grupo precisou se deslocar pois estavam prestes a perder o fogo, então, teriam que ir atrás de quem roubou sua fonte de vida. Encontraram no meio do caminho perigos, como leões, tribos canibais e mamutes.
Interessante que um de seus integrantes, conhece uma fêmea da outra tribo e ele é levado para lá e começa a se identificar com alguns costumes daquele povo, em