A guerra do fogo O filme
O filme “a guerra do fogo” narra a estória de duas tribos de homens pré-históricos. A estória dessas tribos vem a ser contada tendo como tendo como objeto central o fogo, tido por uma delas como algo sobrenatural e pela outra como uma tecnologia. Para ambas, contudo, o fogo representava a possibilidade de sobrevivência e o seu domínio poderia significar o domínio da natureza.
A mesma diferença ocorria com o desenvolvimento da linguagem, destacando-se uma tribo como de comunicação mais complexa que a outra. A estória do filme, igualmente permite verificar vários aspectos da vida primitiva: condições de sobrevivência, que conhecimentos acumulavam e como transmitiam tais conhecimentos. O fogo como elemento central da narrativa, é uma tecnologia de transformação da matéria e um símbolo de poder, tendo, então seu caráter místico e utilitário. Por fim, o filme revela que a descoberta de que o fogo é reproduzível mudou o comportamento humano.
Com base nos aspectos históricos e culturais extraídos do filme, responda:
1- Como você explicaria a representação do fogo para a sociedade primitiva retratada no filme, distinguindo-o entre símbolo místico e tecnologia para a sobrevivência humana?
2 – Como o homem primitivo vivia e quais as expressões identificadas no filme que revelam normas de relacionamento? Existia propriedade privada ou hierarquia entre os membros do grupo?
3- Uma vez que as tribos retratadas pelo filme tinham acúmulo de conhecimento diferenciados, quais as principais distinções culturais entre estas tribos?
4- Como se pode verificar a mudança de comportamento pelos processos de aprendizagem exemplificados no filme?