Filme monstros e cia
Os princípios da administração sempre estiveram presentes nas atividades humanas, isto desde os tempos antigos. Mesmo de forma embrionária seus fundamentos auxiliaram as primeiras civilizações em suas atividades. É certo que a administração atual é bem diferente da mencionada; no entanto, no decorrer do processo histórico seu desenvolvimento acompanhou os avanços da humanidade. Hoje, em plena era do conhecimento e da tecnologia, a administração alcançou elevado padrão de desenvolvimento metodológico e cientifico. Afinal, parece que nem uma atividade da qual se tenha conhecimento nos dias atuais, pode ser efetuada sem o acompanhamento de um profissional da administração ou de formação similar.
No filme Monstros S.A. , é possível identificar e refletir alguns aspectos de relevante interesse para o mundo dos negócios. A história mostra uma empresa especializada em produzir um determinado tipo de energia que é de vital importância para a sociedade dos monstros. Essa empresa é rigorosamente organizada: possui hierarquia, metas a serem alcançadas, divisão de trabalho, horários a serem cumpridos, regras, enfim, tudo que uma organização do mundo real deve ter.
A energia que é objeto de produção exclusiva da organização Monstros, INC. , era obtida através dos sustos que as criaturas mais mirabolantes pregavam nas crianças. Assim, o grito era acondicionado no estoque da empresa para ser utilizado posteriormente. O grito das crianças representa a principal fonte de energia daquela sociedade.
Quanto às funções básicas da administração, a saber, planejamento, organização, coordenação e controle, no filme pode-se identificar de modo geral os seguintes aspectos: divisão das etapas do trabalho, pois um assustava, outro elaborava os relatórios, outro cobrava a entrega dos relatórios, outro cuidava da faxina, outro da segurança; coordenação de equipes, pois,