Filme - maana
1 Aponte as táticas de negociação mais comuns. Escolha 03 (três) e explique.
Ancoragem - essa tática deve ser utilizada quando você tem ideia do preço de reserva da outra parte, ou deve estimulá-la a dar o primeiro “lance”. Se soubermos o preço de reserva da outra parte, devemos jogar o preço próximo a esse valor ou um pouco acima.
Contra Ancoragem - refere-se a iniciativa da contra-parte na negociação. Caso a outra parte faça a oferta inicial, devemos reconhecer e resistir ao processo psicológico de negociar sob o aspecto daquele valor. Lembrando que a âncora com maiores probabilidades de dar certo ocorre quando há um alto grau de dúvidas ou pouco conhecimento sobre a substância que está sendo negociada.
Fechando o Acordo - é um momento importante para os dois lados. Caso o outro lado ainda não esteja no mesmo ponto para fechar o acordo, deve-se levar em conta quatro dicas para o fechamento da negociação: • Mostre o fim da negociação antes de chegar nela – quanto mais próximo chegar do acordo que lhe interessa mais passe a deixar claro que está próximo do final, pois, do contrário, a outra parte acreditará que ainda pode continuar jogando e provavelmente irá desafiar seus limites. • Deixa algo para a prorrogação – ao identificar que o negociador da outra parte não é o interlocutor com autoridade final, guarde alguma proposta para mostrar a quem tem a autoridade final de decisão, uma alternativa adicional para que você consiga ser maleável caso seja necessário. • Desestimule a outra parte a solicitar concessões – Deixe claro que chegou ao seu máximo de concessões. Caso a contra-parte exija mais, mostre que também necessitará de algum beneficio adicional.
2. Para o autor Carl Jung existem quatro estilos básicos de negociação, quais são? Explique-os.
R: Estilo Restritivo => As pessoas agem por interesses próprios, passando por cima dos demais, para isso ameaçam causam constrangimento e medo. Muitas vezes exercida por