Filme ligações perigosas
O filme retrata dois dilemas amorosos. No primeiro, a Marquesa de Merteuil quer um favor do Visconde de Valmont para se vingar de um de seus ex-amantes e de sua prima. Para tanto, pede ao Visconde, conhecido por seu poder de sedução, pela vida devassa e por suas conquistas amorosas que seduza Cecile de Volange, sobrinha da Madame, antes do casamento da mesma com Bastide o ex-amante. Entretanto, o Visconde em primeiro momento se nega porque poderia manchar sua reputação de sedutor, já essa é uma tarefa muito fácil e ele tem em vista outros planos.
A partir daí começa-se então o segundo dilemta amoroso: seduzir a Madame de Tourvel, mulher muito bela, conhecida pela fidelidade ao marido e por seguir os preceitos religiosos. Ao fim, cede e leva os dois casos paralelamente.
Porém, Visconde durante suas empreitadas sedutoras encontra um grande amor, que acaba sendo despertado durante as investidas à Madame de Tourvel. Assim ele acaba se traindo, uma vez que perde o título de sedutor, ao deixar de querer todas as mulheres e apenas desejar a Tourvel.
Após possuir sua nova conquista e descobrir-se mais envolvido com ela do que jamais esteve com qualquer outra mulher, deixa, inclusive, de passar as noites com Cecile de Volange. Entretanto, para manter o papel social, usa o amor que conquistou contra a própria Tourvel, mesmo que por isso sofra.
O filme tem seu fim quando deixa a espada cair durante um duelo com o amante de Cecile, e este mata o Visconde. Nos últimos minutos de vida, o Visconde pede a um amigo que declare seu amor a Turvel e afirma que é melhor morrer do que viver sem o amor dela. A partir da morte do Visconde, quando ouve o recado, Tourvel pede para que fechem as cortinas e finalmente se suicida. Assim acaba tanto a vida do grande sedutor da época, quanto de sua maior conquista. O fim simbólico da Marquesa, que é a terceira peça fundamental da trama, se dá quando sabe da morte do Visconde. Ela entra em desespero e