Direito
Daiane Nara Vicentini
Professor: Luciano Hassmann de Souza
Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE
Curso de Direito
Disciplina: Administração
Fase: 5ª fase
03/10/2011
RESUMO
Desde muito cedo a Engenharia de Produção vem se confundindo com a Administração, pois, ambas gerenciam e são regidas por regras e princípios que facilmente podem ser confundidos. Assim a relação entre uma e outra é geralmente provida de medidas que possa suprir situações de gerenciamento de forma ágil, prática, voltadas para a sustentabilidade e a qualidade no atendimento fornecido. O fato primordial a qual faz a distinção entre uma e outra está na situação e que a Engenharia de Produção está voltada para a área técnica, matérias e objetos, enquanto na Administração encontramos as ciências humanas propriamente ditas, ou seja, área de relacionamento, gerenciamento e comunicação. Assim na engenharia estamos referenciando-se aos materiais, a produção e a técnica utilizada o que automaticamente afasta das ciências humanas, porém, ambas tem o objetivo de melhor atender as necessidades como um todo.
Palavras-Chave: Gerenciamento; Técnicas; Humanas.
1 INTRODUÇÃO
Frederick Winslow Taylor, conhecido por F.W.Taylor criou uma forte aproximação entre a Administração e a Engenharia de produção, afinal foi ele quem deu origem a “organização cientifica do trabalho”, ou seja, instituiu mecanismos e regras para situações vivenciadas e praticadas por muitos de formas distintas, gerando um molde que obteve resultados positivos e maior agilidade em alguns procedimentos. Uma diferença especifica e crucial é a presença da materialidade da produção e da técnica na Engenharia de uma visão que se afasta das ciências humanas na Administração.
Encontramos na Engenharia gestões incorporadas à tecnologias, materiais e produtos, cujo o termo seria a qualidade, custo e eficiência nos serviços e produtos. Já