Filme: justiça para todos
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS PARAÍSO
DIREITO
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
FILME: JUSTIÇA PARA TODOS
PARAÍSO / SÃO PAULO
2013
UNIP
ERICK FERNANDO FIUZA VIEIRA
RA: B-87259-4
1° SEMESTRE - SALA 807
Introdução do Filme - Justiça Para Todos
[pic]
Justiça Para Todos (...And Justive For All, EUA, 1979) Direção: Norman Jewison / Roteiro: Valerie Curtin, Barry Levinson / Elenco: Al Pacino, Jack Warden, John Forsythe / Sinopse: Arthur Kirkland (Al Pacino) é um advogado criminalista que tenta transitar entre sua ética pessoal e a necessidade de defender seus clientes, entre eles um juiz corrupto e acusado de estupro contra uma inocente garota.
Advogado criminalista (Al Pacino) acaba tendo que aceitar defender um juiz que odeia e que está sendo acusado de estupro contra uma garota. O cinema americano tem longa tradição em filmes que mostram o meio jurídico. Não é para menos. Quem trabalha na área sabe que esse é repleto de dramas e situações aflitivas que acabam gerando ótimos roteiros e filmes. Um processo judicial não é apenas uma sucessão de atos jurídicos ou procedimentos, mas também um capítulo de extrema importância da vida das pessoas que atuam nele. O filme mostra justamente esse aspecto. O ponto alto é novamente a atuação do elenco. Al Pacino está brilhante, em sua atuação, sendo exagerado ou fora de controle em algumas cenas.
O filme não macula o que de fato é muito relevante, diria até didática, sobre o que acontece debaixo dos olhos vendados do poder judiciário.
Outro destaque de "Justiça Para Todos" é a mensagem que ele transmite. Em um deles Al Pacino diz a seu velho avô que está sofrendo os problemas da velhice: "Ser honesto e ao mesmo tempo ser advogado é algo bem complicado". Realmente, poucas profissões do mundo transitam tanto entre a moralidade e a imoralidade, a legalidade e a ilegalidade. O profissional do direito vive