filme jonas sintese
O filme retrata a historia de uma criança com o nome de Jonas, o qual foi diagnosticado erroneamente como retardado e por isso permaneceu em um hospício durante três anos de sua vida, só posteriormente foi detectado o erro e este pode viver novamente com sua família. No decorrer do filme, é retratada a questão forte do preconceito e da aceitação, ate mesmo de seu pai, pois todos não sabiam como lidar e como se comunicar com Jonas e muito ainda acreditavam que ele era realmente retardado.
Este muitas vezes ficava exaltado, pois ninguém o entendia e ele também não sabia como fazer-se entender.
Nesta época se pensava que a linguagem de sinais, era prejudicial ao desenvolvimento intelectual do surdo e então os profissionais indicavam que esta não fosse usada como forma de expressão de maneira nenhuma, que qualquer gesto com as mãos deveria ser excluídos, e por isto os pais de Jonas, inseriu-o em uma terapia da fala, para que como indicado aprendesse apenas a ler lábios e dize-las, através da simples repetição.
Durante a trajetória de Jonas, este não conseguia se expressar da maneira indicada pelos médicos e então sua mãe conheceu um casal que utilizava da linguagem de sinais e assim começa a aproximar destes, onde através do convívio conheceram comunidades de surdos, mostra-lhe como esta é efetiva para o convívio com surdos e então ela decide começar a aprender e a ensinar Jonas e sua família.
Enfim, Jonas se torna uma criança compreendida a sua maneira, com suas particularidades, através da linguagem de sinais.
Através do filme e da matéria lecionada pelo professor , pode-se concluir como a linguagem de sinais é importante e acolhedora para que os surdos não se