Deficinecia auditiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO-DEFE
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORA: ANA VALÉRIA
SINTESE DO FILME “E SEU NOME É JONAS”
COMPONENTES
AMAYRA ROCHA
MARIA RENATA CARVALHO
THAYANNE NASCIMENTO FREITAS
TERESINA-PI
Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o individua cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese. Pelo menos uma em cada mil crianças nasce profundamente surda. Durante muito tempo, e até nos dias atuais, deficiência auditiva é confundida com deficiência mental, sendo seus portadores chamados de doidos, mudos ou surdos-mudos.
No filme “Seu nome é Jonas” um garotinho chamado Jonas passa 3 anos e 4 meses internado em um hospital para deficientes mentais com o suposto diagnóstico erradamente de retardado. O médico por não saber o problema de Jonas diagnostica-o como sendo deficiente mental.
Existem vários exames para detectar a surdez tais como: Emissões Oto Acústicas, Imitância Acústica, Audiometria com reforço visual que foi o utilizado para detectar a surdez de Jonas depois que a família começou a observar algumas ações de Jonas, pois as pessoas falavam e ele não tinha resposta. É importante detectar a surdez o quanto antes.
Os aparelhos de surdez servem para captar e ampliar sons, mas não são suficientes para permitir a compreensão da fala pelos portadores de surdez profunda, como no caso de Jonas que ao ser diagnosticado passou a usar um aparelho usado no corpo (Aparelho de caixa), que foi visto por seu pai como ridículo e que levaria ao filho ser motivo de chacota entre as outras pessoas, sendo alvo de preconceito por parte de uma sociedade ignorante