Filme Erin Brockovich - Uma mulher de talento ( Critica)
Pois em Erin Brockovich a atriz atinge um novo patamar em sua carreira ao personificar com extrema competência uma mulher determinada, vulgar, inteligente e - acima de tudo - comum. Sim, comum: apesar das roupas provocantes, Brockovich é uma mulher pobre e desempregada que luta para manter seus três filhos pequenos. E o incrível é que Roberts realmente consegue nos fazer esquecer de sua aura de `estrela de cinema` e acreditar que seja, de fato, alguém com sérias dificuldades financeiras.
Baseado em uma história real, o filme gira em torno de uma jovem e bela mulher, Erin Brockovich, que, depois de perder um processo na justiça contra um médico que bateu em seu carro, acaba indo trabalhar para Ed Masry (Finney), o advogado que a representou. Já em seu novo emprego, ela acaba encontrando fichas médicas arquivadas na pasta referente a um litígio imobiliário e, curiosa, convence Masry a deixá-la investigar o caso - o que a leva a descobrir uma surpreendente conspiração, comandada por uma poderosa companhia, para ocultar a contaminação de um lençol d`água que abastecia uma pequena comunidade americana.
Dirigido por Steven Soderbergh (sexo, mentiras e videotape), Erin Brockovich já começa com uma impressionante seqüência onde vemos Julia Roberts entrar e partir em um carro que se acidentará poucos metros depois. Aparentemente sem cortes (na verdade, duas tomadas diferentes foram