Filme de JAVÉ
1) De que forma o Turismo em comunidades como Javé pode articular patrimônio cultural e sustentabilidade econômica?
O turismo em comunidades não só pode como deve articular o patrimônio cultural, tendo em vista que tal fato é de extrema importância para o povo local, uma vez que é possível manter a comunidade estruturada para a recepção de turistas de forma que consiga não apenas obter rentabilidade para sustentar o povoado local, mas também deixar um legado que desperte no visitante a necessidade de manter tal cultura valorizando as diferenças entre seu cotidiano normalmente rotineiro com a cultura local, sempre pensando na preservação do legado cultural gerando cada vez mais a rentabilidade econômica para o local, para tanto é importante à organização entre a comunidade criando hierarquias e definições de funções específicas.
2) O que poderia representar o Turismo para o povo de Javé?
Para o povo de Javé o turismo poderia representar a salvação do povoado com relação à expansão da represa, pois no caso especifico do povoado de Javé a represa só foi construída pelo fato que tal povoado não tinha qualquer legado registrado, sendo que para as autoridades não havia sentido manter uma região que não mantinha um legado, tanto que no intuito de manter o povoado, os moradores se esforçaram para escrever um livro que comprovasse os fatos que ocorreram por ali. Neste caso se o turismo fosse desenvolvido na região seria possível observar que a região atraia turistas gerando renda, o que faria com que as autoridades responsáveis passassem a olhar para Javé com outros olhos.
3) De que forma o Turismo, como outro elemento, se relaciona com espaços arquitetônicos, sociais e de memorias? Dentro dessa concepção, seria possível que javé fosse um polo turístico sustentável?
O turismo se relaciona direta e indiretamente com diversos setores da sociedade, nestas relações o turismo contribui com os espaços