Filme 'Moradores de Javé"
487 palavras
2 páginas
No filme os moradores de Javé, conta uma historia de uma cidade pequena, afastada das outras, onde os moradores eram humildes e analfabetos, eles viviam suas vidas normalmente, ate que um dia souberam da grande novidade, seria feita uma represa em sua cidade, em que teria que alagar toda a cidade para o funcionamento da represa, todos os moradores ficaram desesperados. Até que uns dos moradores tem talvez a única saída para a cidade, apresentar um valor histórico importante, e dessa forma cancelando a construção da tal represa. A idéia foi de pegar todas as historias dos moradores e escrever para um livro, assim mostrando que a cidade era importante, porem todos os moradores eram analfabetos, menos um, que tinha sido expulso há algum tempo, mas antes de ser expulso, ele era o carteiro da cidade, mas todos os cidadãos eram analfabetos, assim não saindo carta nenhuma, e dessa forma colocando o emprego de Antonio Biá em risco, mas o malandro teve uma idéia, de mandar cartas com calunias com os nomes dos moradores, e foi esse motivo de sua expulsão.
Então os moradores decidiram chamar Biá para escrever suas historias, e o líder dos moradores foi buscá-lo em seu exílio, e deu um prazo para que ele escrevesse a historia de como foi à fundação da cidade e seus heróis com grandiosidade e que estavam nas lembranças dos cidadãos, mas Biá percebeu que a cada morador a historia era diferente, eram heróis Indalecio e Mariadina, mas eram contados de formas muito contraditórias.
Assim foi seguindo os dias, e Biá fazendo o seu trabalho, e a construção de represa continuava em andamento, aumentando a pressão no Vale.
Biá então percebeu que a cidade não possuía historia marcante em que faria as construções pararem, e assim foi enrolando o povoado.
Em certo dia, o líder dos moradores voltou de sua viagem que realizou para a tentativa de achar alguma forma de salvar sua cidade, e nessa sua volta, onde o prazo de Biá foi expirado, foi ver como estava o livro da historia do Vale