Filme código de conduta
CURSO: BACHARELADO EM PSICOLOGIA
PERÍODO: 3º TURNO: MANHÃ
ANÁLISE CRÍTICA
Cajazeiras – PB
2012
Filme Código de Conduta
Um comportamento ético, alicerçado nas normas morais de uma sociedade, pressupõe uma série de atitudes baseadas nos costumes cultivados e desenvolvidos ao longo da história. O posicionamento ético frente à situações corriqueiras no nosso dia a dia pressupõe a tomada de atitudes que concordam com um conjunto de normas sociais desenvolvidas ao longo do tempo e que, portanto, são respeitadas e tidas como certas pela maioria dos membros de uma sociedade.
O filme Código de Conduta, do diretor Felix Gary Gray, narra a história de Clyde Shelton, personagem de Gerard Butler, que testemunhou o assassinato de sua mulher e filha por dois marginais que invadiram sua residência. Após o ocorrido, os suspeitos do crime são presos, mas apenas um dos criminosos é condenado à morte. O outro é libertado após cumprir alguns anos de prisão.
As atitudes do promotor público Nick Rice, personagem do ator Jamie Foxx, denunciam o falho sistema judiciário americano. Através de um acordo, o promotor resolveu livrar um dos assassinos da pena máxima. No decorrer do filme, o posicionamento do promotor deixa claro como funciona o sistema judiciário.
O promotor está sendo antiético ao decidir fazer um acordo sem ter consultado Clyde, que estava diretamente ligado ao caso por tratar-se de sua família. Além disso, o próprio sistema judiciário impõem um tratamento desigual aos cidadãos: a lei incide com mais rigor sobre os menos favorecidos socialmente. Assim, os responsáveis pela aplicação das leis encontram-se muitas vezes sujeitos às barbáries cometidas pelo sistema corrupto.
Portanto, antes de fazer qualquer acordo, o promotor deveria levar o assunto ao conhecimento de Clyde, afim de debaterem a melhor decisão. Entretanto, como o próprio sistema obrigou o promotor a tomar decisões arbitrariamente, o principal envolvido no caso