Resumo do filme Código de conduta
Neste filme é apresentada a história de Clyde, um pai que tem sua família brutalmente assassinada.
Como único sobrevivente e com sua vida completamente transformada, após a invasão de sua casa, na qual testemunha o brutal assassinato e tortura de sua esposa e filha por dois bandidos. Os dois marginais são presos logo após o ato, mas não são justamente condenados, devido a falha justiça norte americana.
Um dos marginais é condenado à morte, já outro é condenado a uma pena leve. Tudo isto devido a um acordo executado pelo advogado e promotor público Nick Rice sem mesmo consultar Clyde sobre o que poderia ter sido feito, mas as palavras de Nick, em conversa com seu colega de trabalho e amigo Jonas Cantrell são claras: “É um sistema imperfeito”, “Sinto muito, mas já fiz o acordo. É assim que o sistema funciona”.
Antes de ter tomado a seguinte decisão, Nick como advogado deveria ter conversado com Clyde, para verem qual seria a melhor decisão a ser tomada, até mesmo por se tratar de sua família. Não foi ético da parte de Nick tomar esta decisão sozinho, sabendo que o bandido era culpado deveria ter pensado um pouco e consultado Clyde, antes de tomar qualquer decisão. Mas por outro lado a decisão de Nick não está errada, sendo que, fazer um acordo está dentro das normas judiciais e sociais.
Após dez anos se passarem, Clyde um homem muito rico e inteligente, decide elaborar um plano e fazer a justiça com as próprias mãos. Tendo em vista eliminar todos os participantes do inquérito que livrou um dos criminosos. Com a execução do segundo assassino, Clyde se torna o principal suspeito do ato e se torna procurado para ser investigado. O que ninguém sabe é que tudo faz parte de um plano elaborado, para que o sistema corrupto caia todo sobre o promotor e advogado Nick que executou o acordo com o bandido que havia ficado livre.
Mesmo tendo presenciado a morte e tortura de sua esposa e filha, a decisão de