Relatório do Filme Código de Conduta
O relatório a seguir, fala sobre o filme Código de Conduta, seus principais aspectos e o que podemos absorver de ética e planejamento administrativo do filme, que está colocada de uma forma simbólica e meio oculta.
A história se passa nos Estados Unidos e o protagonista Clyde - que mais tarde viria ser o assassino - no começo da história perde sua esposa e filha, ambas foram assassinadas. Passado o julgamento, e decidida então à liberdade dos assassinos feita por um acordo do advogado dele Nicolas, ele se sente injustiçado, e uma falta de ética por parte de todos os envolvidos no caso, desde seu advogado até juízes.
Passam-se então dez anos, tempo que Clyde levou para planejar uma série de assassinatos supostamente perfeitos, com tudo muito bem planejado e organizado ele começa a agir, sai matando todos os envolvidos um por um, alegando fazer justiça com as próprias mãos contra as leis corruptas dos Estados Unidos da América.
No filme podemos notar um planejamento quase que perfeito por parte de Clyde, foi necessários dez anos de muito planejamento e organização para que saísse tudo do jeito que ele queria, e obteve resultados. Igualmente na vida de um administrador, antes de qualquer coisa ou qualquer decisão a ser tomada, é necessário um perfeito planejamento e organização dos fatos, para que se possa ter depois toda a direção e controle da situação.
Por parte da ética, é possível notar que muitos deles não tiveram se quer um pouco de ética, o advogado fazendo acordo com o assassino da família de Clyde no começo do filme; Nicolas novamente, agora com seu companheiro, pedindo a retirada dos direitos de Clyde, quando este já estava preso; a prefeita querendo trocar Clyde de Estado, querendo empurrar o problema para outro lugar; a própria matança que Clyde estava cometendo em busca justiça e entre outros, ética é essencial na vida de um administrador, tanto em relação às leis, quanto à relação interpessoal com as demais