Filosofia
4
abriu significativo espaço em sua obra de balanço crítico de toda a cultura humana,para tratar da mesma sob as perspectivas arqueogenealógicas Outro importante representantedesta orientação da Filosofia da Educação é Tomaz Tadeu da Silva que, embora trabalhandono campo da teoria sociológica, vem desenvolvendo sua reflexão radicalmente crítica contra odiscurso pedagógico moderno que, no seu entendimento, é tributário de uma filosofia daconsciência. Coloca-se então na perspectiva da desconstrução radical elaborada pelopensamento pós-estruturalista da pós-modernidade. Na mesma direção caminha AlfredoVeiga-Neto, outro sociólogo da educação que vem interagindo com a Filosofia da Educação:“uma postura que se caracteriza pela mais completa e permanente desconfiança sobre asverdades que se costuma tomar como dadas, tranqüilas e naturais. Uma postura que semanifesta pelas constantes tentativas de escapar de qualquer enquadramento que postule comonão-problemáticas as idéias iluministas de um sujeito fundante, de uma razão transcendental ede um homem ou mulher natural e universal que habitaria dentro de cada um de nós”(1994:243-244).
4
Docente aposentado da Unicamp, nasceu em 1933, foi teólogo protestante, um dos primeiros teóricos daTeologia da Libertação. Atualmente trabalha como psicanalista.. É autor de extensa obra, onde se destacam
O enigma da religião, O que é religião, Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras, Conversascom quem gosta de ensinar, Estórias de quem gosta de ensinar.