Filme "Contato" x Psicologias
ALUNO
“Ciência e Conhecimento”
Capitulo 1 do livro “Psicologias” relacionado com o Filme “Contato” 1997.
Londrina
2014
Questões
1. Apropriação que o senso comum faz das descobertas Cientificas.
Senso comum é todo conhecimento que flui do cotidiano que nos remete a nossa existência, que recicla e mistura os saberes populares e cria uma teoria simplificada que nos dá uma visão-de-mundo.
No filme, Ellie a astrônoma que coordena uma equipe de cientistas no incansável trabalho de busca por vida inteligente fora do planeta Terra, parte da necessidade de estabelecer comunicação, algo simples do cotidiano que aplicado à ciência e seus avanços tecnológicos levou a toda êxtase desta obra de ficção científica, que mostra muito bem os detalhes de como um conceito simples sendo bem desenvolvido, pode produzir conhecimentos avançados até mesmo dentro da ciência.
O desenrolar do filme também se inicia do questionamento sobre a existência ou não de vida extraterrestre, algo que já era cogitado pelo senso comum, este conceito intrigante moveu o coração apaixonado da astrônoma a realizar um tremendo esforço em desvendar essa questão. Quando no filme ela faz a inédita descoberta, utilizando-se de seus potentes radiotelescópios, a mesma é distorcida ou mal interpretada, pois os efeitos que o mesmo senso comum produzia na sociedade não eram os mesmos produzidos na própria astrônoma, cuja percepção se diferenciava, devido à sua história, formação e experiências de vida.
2. Representação Social que o senso comum faz da Cientista.
Ellie, uma cientista despojada que protagoniza o filme, foge daquilo que é tido por padrão de um cientista: profissional usa um jaleco branco e óculos, trabalha em um laboratório cercado de formulas e que muitas vezes é considerado louco. Ela vive intensamente, sonha, luta, batalha, conquista sua pesquisa. Mesmo com todo esforço ainda é tida como uma fracassada, julgada