Filme Ceu de outubro
O filme se passa no final dos anos 50, onde relata a história do adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) que vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita.
Com a ajuda de mais três amigos, dois de infância e mais o "CDF" da escola, e incentivados pela professora (interpretada por Laura Dern) do colégio onde estuda, Homer passa a dedicar seus dias à construção de um modelo de foguete que cruze os céus de verdade, um projeto que irá mudar sua vida para sempre. . E o que começa como uma simples brincadeira acaba envolvendo toda a cidade - uma cidadezinha do interior dos EUA, que torce pelo sucesso dos "fogueteiros" (forma como o grupo fica conhecido), e logo o projeto passa a ter uma importância maior na vida dos garotos, pois ele pode ser o passaporte que permitirá com que sejam aceitos por alguma universidade. Mas para isso precisam ser bem sucedidos na fera de ciências. Ele olha para o céu, e vendo uma estrela cadente, acredita que seus sonhos estão acabados, até que, motivado, uma vez mais, pela professora Riley, a qual está sofrendo de uma grave doença d, resolve retomar as pesquisas com os amigos, descobrindo, ainda, que o foguete responsável pelo incêndio que eles tinham sido os culpados, não era deles.
O mais impressionante disso tudo é a própria temática abordada, qual seja, a da exaltação dos sonhos, como quando, também ao final, é revelado que Hickam e seus amigos tiveram futuros brilhantes, inclusive junto à Nasa, por terem persistido na sua empreitada.