trabalho sociologia
O presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
Poder Legislativo: é o encarregado de exercer a função legislativa do Estado, que consiste em regular as relações dos indivíduos entre si e com o próprio Estado, mediante a elaboração de leis.
Poder Executivo: é exercido, no sistema presidencialista, pelo Presidente da República auxiliado pelos Ministros do Estado.
Poder Judiciário: sua função no âmbito do Estado democrático, consiste em aplicar a lei casos concretos, para assegurar a soberania da justiça e a realização dos direitos individuais nas relações sociais.
O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente de república ocupa os cargos de chefe de Estado e de Governo.
O chefe de poder executivo é o chefe máximo do Estado.
Como chefe de Estado é ele quem escolhe os chefes dos ministérios.
O presidente é eleito pelo povo, o qual, de forma direta ou indireta tem um mandato com tempo delimitado.
O congresso é formado por uma ou duas Câmaras, não tendo o caráter de Parlamento, já que o Executivo não está ligado a ele.
Parlamentarismo
No sistema parlamentarista ou parlamentarismo não há separação nítida entre os poderes executivos e legislativos. É um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar.
O sistema parlamentarista distingue entre os papéis de chefe de Estado e chefe de Governo, ao contrário do presidencialismo, onde os dois papéis são exercidos pela mesma pessoa. No parlamentarismo, o chefe de Estado normalmente não detém poderes políticos de monta, desempenhando um papel principalmente cerimonial como símbolo da continuidade do Estado.
Nas Repúblicas Parlamentaristas, o chefe de Estado é eleito pelo voto popular ou nomeado pelo parlamento, por prazo determinado (geralmente com o título de Presidente da República).
Nas Monarquias Parlamentaristas, o chefe de Estado é o monarca geralmente um