Filme 1984
Brunella Pereira Batalha Pasitto
9º Semestre
O filme retrata a historia de Winston, um homem que é revoltando silenciosamente com as condições políticas e econômicas do país em que vive. É inconformado pela forma violenta e dramática em que perdeu sua família na infância.
A trama se passa em um mundo onde a liberdade praticamente inexistia, pois os movimentos e acontecimentos do cotidiano eram amplamente vigiados por espécies de televisão que recolhem imagens e as transmitem, e eram denominadas de Tele-telas
Assim, através de tal capitação de imagens, o Partido, ou, o Grande Irmão tem o poderio de controle total sobre a população, já que podem observar cada ato praticado pelos indivíduos.
O ódio silencioso que Winston detém pelo Partido vai crescendo e ficando mais exposto, já que esconder suas verdadeiras opiniões acerca das situações vividas, torna-se uma grande dificuldade.
Winston tenta escapar desse controle, mas percebe que ainda que resista o Grande Irmão, ao fim, sempre conseguia descobrir a verdade.
Durante o trama, Winston desenvolve um relacionamento com Júlia que no filme, é retratada como ninfomaníaca. Júlia é militando do Partido, embora discorde expressamente contra as leis proibitivas das relações sexuais, vivendo um verdadeiro drama em razão do conflito de interesses.
O que é notório no filme é a manipulação exercida pelo Grande Irmão sobre a população. Todos os conceitos e inclusive as guerras, são utilizadas como forma de dominação.
A perpetuação da guerra pela classe dominante era uma das formas para assegurar a detenção do controle e poder, e para tanto era preciso limitar a classe trabalhadora no acesso ao conhecimento, e ainda atrelar a população a um líder fictício e teoricamente poderoso, que atualmente podemos perceber na influencia midiática.
Nesse diapasão o filme apresenta uma reflexão sobre os verdadeiros motivos da guerra, demonstrando ainda como é imposto o controle sobre