Filme 1984
COMUNICAÇÃO EM REDES SOCIAIS
LEONARDO AUGUSTO FERREIRA DE SOUZA PALEARI
ANÁLISE COMPARADA DO FILME 1984 X GOOGLE
SÃO PAULO
09/2012
O filme 1984, uma adaptação do livro de George Orwell da década de 40, retrata um controle absoluto de informação, dentro de um regime totalitário, onde cada passo é “controlado” pela “tecnologia” da época.No filme é possível perceber a busca obsessiva das autoridades / Partido, pelo controle total do que se pensa, fala e escreve.
O filme é o estereótipos de uma sociedade, onde o Estado se impõe sobre todo o convívio social, influenciando o presente alterando o passado e desenvolvendo um novo idioma para o futuro. Aqueles que se opõe ao regime, são perseguidos, torturados e sofrem lavagem cerebral, antes de serem mortos.
No filme o meio de comunicação entre o gorverno e a sociedade se dá através de televisores e rádios, em programações maçantes, de conteúdo governamental sem interrupção. Informações deturpadas e verdades inventadas, impactando a sociedade local como um todo. Um lugar onde existe apenas uma verdade, escrita e imposta pelo Estado.
Em uma analise comparada entre o filme descrito acima e o veículo / ferramenta de buscas GOOGLE, podemos encontrar algumas semelhanças, menos estereotipadas, ou mais sutis, dependendo de interpretações ou até mesmo teorias.
Hoje o Google é responsável por 95% das buscas no Brasil, mais de 6% do trafego mundial da internet, pertence ao grupo, ou seja 6% de um total de mais de 2, 08 bilhões, segundo dados de janeiro de 2010. O numero de usuários de internet cresce atualmente cerca de 40% ao ano, e ainda continuará crescendo por alguns anos pois cerca de 70% do planeta ainda não tem acesso a internet.
Há alguns anos o Google se transformou em uma das maiores se não a maior “vendedora” de publicidade on-line, com diversos produtos a venda dentro de seus sites, portais e buscadores, onde é possível posicionar