filipe
As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam ‘duas’ novidades: as flores e os frutos. Primeiros vamos falar de flores.
Exemplo de flores
As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido tanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um liquido açucarado – o néctar – que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não tem peças coloridas, são perfumadas nem produzem néctar. Coloridas e perfumadas ou não, e das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos Observe estas fotos:
Observe estas fotos: Exemplos de frutos
Os frutos contém e protegem as sementes, e auxiliam na sua dispersão na natureza. Muitas vezes eles são coloridos, suculentos e atrai animais diversos, que hoje utilizam com alimento. As sementes engolidas pelos animais costumas atravessar o tubo digestório e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta – mãe. As sementes podem então germinarem formar novas plantas. Outras vezes os frutos são secos, pequenos, leves e podem ser levados pra longe da planta – mãe pelo vento, por exemplo. Coloridos e suculentos ou não os frutos abrigam e protegem as sementes que contribuem para sua dispersão na natureza. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios.
Os dois grandes grupos de Angiospermas
Observe um exemplo de cada grupo:
Exemplo de angiospermas
Com base nesses exemplos de angiospermas monocotiledôneas, identifique pelo menos 2 usos que podemos fazer dessas plantas
As angiospermas foram subdivididas em 2 grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.