David Ricardo
"Estamos em 40 países ao redor do mundo, sempre procuramos lugares onde possamos ganhar dinheiro ... a nossa busca é pelos lugares com perspectivas melhores e que sejam mais acolhedores para os investidores estrangeiros"
Mark Mobius
Megainvestidor que administra 10 bilhões de dólares da templeton Emerging Markets
Mercado Financeiro Internacional
As instituições financeiras constituem a atividade econômica com maior globalização. O processo iniciou-se com os bancos comerciais. Mais recentemente, os bancos de investimentos e os mercados de capitais aumentaram seus índices de globalização.
Atualmente, existe uma tendência de convergência das taxas de inflação e de juros entre alguns países e quando não existe a influência da variação de uma dessas taxas em um país influencia na alteração das taxas da maioria dos outros países.
Os custos financeiros internacionais caíram significativamente, indicando o efeito do aumento da competitividade provocado pela globalização. Dentro dessa conjuntura, o Brasil cuida de sua imagem de risco do país, para que possa atrair cada vez mais investimentos.
Bancos Comerciais
Os bancos comerciais enfrentam diversos tipos de risco em suas atividades :
Risco de taxa – origina-se do descasamento entre os prazos dos ativos e dos passivos. Como os bancos contratam empréstimos a prazos bem superiores aos dos depósitos (captação), se a autoridade monetária resolver mexer nos juros de curto prazo o resultado do banco será afetado.
Risco de crédito – ocorre quando um devedor da instituição não tem condições de pagar suas dívidas.
Risco de liquidez – ocorre quando o banco não tem recursos para o pagamento de suas obrigações nos prazos determinados. Neste caso, o Banco Central socorre a