Filhos de Eli e filho de Zadoque
No exemplo de negligência na criação de filhos e de gerações influenciadas podemos citar os Filhos de Eli. Eli era sacerdote e um dos últimos juízes que gorvenara Israel. Eli, bem como, muitos profetas de Deus hoje viviam em comunhão com Deus, porém não conseguiram passar o temor a Deus. A palavra diz que apesar de serem “sacerdotes”, não conheciam ao Senhor(I Sm 2:12) e eram filhos de Belial.
Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque vive pecando desde o príncipio(I Jo 3:8).
Nisto são manifestos os filhos de Deus e os Filhos do Diabo: Todo aquele que não pratica a justiça, nem aquele que ama seu irmão”. (IJo 3:10).
Os Filhos de Eli (Geração de Eli) eram sacerdotes que usavam em benefício próprio a oferta destinada ao Senhor (I Sm 2:13). Infelizmente ainda hoje “alguns sacerdotes”, ministros incubidos de levar a palavra acabam usurpando da oferta de Deus, ao invés de servirem ao Senhor, servem a si mesmos, quer com atitudes ou com palavras(2 Pe 2:13-14;Jr 23:31). Outro pecado dos filhos de Eli era que se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação( I Sm 2:22). Nota-se que faltou aos filhos de Eli, temor a Deus. Eles achavam que Deus aceitaria suas transgressões e nada seria feito, nenhuma punição teriam. Talvez achassem que pelo fato de carregarem a arca poderiam estar isentos da disciplina de Deus.
Eles não desconheciam a Glória de Deus, bem como o seu poder. Não é pelo fato de estarmos incumbidos de algo para Deus que estamos livres da disciplina Dele. Os Filhos de Eli levaram a Arca da Aliança para guerra como se ela pudesse dar a vitória. Isso me fez lembrar o tempo que achava que a cruz que carregava no peito em uma corrente poderia me “proteger” do mal.
Quando não conhecemos nosso Deus, colocamos nossa fé em amuletos e simbologia diversas. Devemos entender que a Glória de Deus só se manifestará quando estivermos limpos perante ao Senhor. Não fará diferença ter uma cruz