Liderança de jesus cristo
Assim dividiu: primeira parte - Jesus, Herodes e fariseus; segunda parte - Jesus, Caifás, os essênios; terceira parte - Jesus, Josefo e os zelotes.
Na primeira parte, Eugene H. Peterson, destaca que Jesus é um nome que continua a ser reconhecido e honrado, já Herodes é um nome obscuro que só interessa a historiadores.
Há um contraste de dois acontecimentos muito marcante: Jesus nasceu e Herodes morreu dentro do mesmo ano.
Jesus nasceu em Belém, em uma estrebaria, em uma pequena cidade pobre, dentro de uma família com um estilo de vida simples. Seu nascimento foi um acontecimento reservado, tendo o carinho dos seus pais e visitado por alguns pastores, alguns estudiosos da religião, chamados de Reis Magos. Segundo os Magos teria nascido o Rei dos judeus.
No lugar mais provável onde Jesus nasceu foi construída uma igreja malfeita, que parece mais uma fortaleza do que um santuário, onde a cada ano passam milhares de pessoas para visitar aquela gruta. E algumas pessoas se enchem de amor e gratidão, pois ali vão para adorar aquele lugar.
A morte de Herodes aconteceu no mesmo ano em que Jesus nasceu, sendo que aos 70 anos, foi enterrado, cerca de 5 km a oeste de Belém em seu palácio “Herodium”, que ele mesmo construiu na montanha. Fez seu sepulcro para impactar as pessoas com seu poder e fama. Seu enterro não foi obscuro, mas foi cheio de luxo, muito extravagante com muitas pessoas que acompanharam de Jerico até a Montanha sepulcral de Herodes.
No Monte das Oliveiras em Jerusalém, olhando para o Sul se avista a montanha sepulcral no Castelo Herodium que ainda lembra sua grandeza. Mas, aquela igreja com sua