Antigo Testamento
01/05/2013
Lições bíblicas Livros Históricos 1º e 2º Samuel
Jovens & Adultos
Análise de 1 e 2 Samuel
INTRODUÇÃO Os dois livros de Samuel descrevem a transição de Israel dos juízes para os reis. Originalmente 1 e 2Samuel formavam um único livro na Bíblia hebraica, conhecido como o “Livro de Samuel”, ou simplesmente “Samuel”. Este livro também era conhecido como “O Nome de Deus”, “Seu nome é Deus”, “Ouvido de Deus” ou “Pedido de Deus”. A Septuaginta (versão da Bíblia hebraica para o grego, realizada por setenta e dois rabinos [seis de cada uma das doze tribos] que trabalharam nela e, segundo a história, teriam completado a tradução em setenta e dois dias), divide Samuel em dois livros, muito embora o relato seja contínuo de um livro para o outro.
O AUTOR
O autor de 1 e 2Sm é anônimo, mas a tradição judaica do Talmude (Livro Sagrado dos judeus = Bíblia) diz que ele foi escrito por Samuel. É provável que Samuel tenha escrito a primeira parte do livro, mas o registro de sua morte em 1Sm 25.1 deixa claro que ele não escreveu o conteúdo total dos dois livros. Samuel realmente escreveu um livro (10.25), e havia registros escritos disponíveis. Como o chefe de um grupo de profetas (10.5; 19.20), Samuel é o candidato à autoria por natureza. A autoria do restante de 1Sm não pode ser determinada com certeza, mas alguns supõem que seja do sacerdote Abiatar especialmente aquelas partes que tratam da vida na corte de Davi. Abiatar estava intimamente ligado com a ascensão e sorte do grande rei de Israel, pois passou algum tempo com Davi em seu exílio. Além disso, procedia de família sacerdotal e assim tinha acesso à arte da escrita e guarda de documentos.
Embora 1Cr 29.29 se refere às “crônicas” registradas por, “Samuel o vidente”, pelo “profeta Natã” e por “Gade o vidente”. É evidente que estes três homens