As Eras do Antigo Testamento
CURSO LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO
KELLEN DAIANE BRASIL ALMEIDA
Título do Trabalho
MANAUS
2015
FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
KELLEN DAIANE BRASIL ALMEIDA
Título do Trabalho
Trabalho da disciplina Teologia do Antigo Testamento da turma núcleo Jorge Teixeira, do curso de Teologia, da Faculdade de Teologia, Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Manaus, AM.
Orientador: Prof. Fulano de Tal
MANAUS
2015
1 INTRODUÇÃO
Conforme vimos nesta pesquisa, que o velho testamento está dividido em 5 (cinco) eras distintas nas quais abrangem a criação do mundo o jardim do Éden a queda do homem, o dilúvio, as bênçãos a Abraão e Noé, e Deus se revela aos patriarcas com seu Senhor, a grande cidade escolhida de Deus e Moisés é reconhecido por Deus como grande homem e servo, a conquista da terra de Canaã e o reinado de Samuel Saul e de Davi.
Engloba também a época do pecado desenfreado e declínio de Israel, e também a historia de Salomão e seu reinado, o velho testamento esta repleto de varias histórias dividas no tempo e que refletem no novo testamento.
2 AS ERAS DO ANTIGO TESTAMENTO
Assim como os apóstolos do NT com suas epístolas, eram de muitas maneiras, os intérpretes dos Atos e dos Evangelhos, assim também a teologia do AT poderia semelhantemente começar com os profetas por um motivo bem semelhante. No entanto, mesmo para o fenômeno da profecia bíblica, havia a realidade sempre presente da história de Israel. Toda a atividade salvífica de Deus em tempos anteriores tinha que ser reconhecida e confessada antes de alguém poder ver mais firme a revelação adicional de Deus. Devemos, portanto, começar onde começou: na história — história verdadeira e real.
2.1 A Era Pré-patriarcal
Sem dúvida, Abraão ocupou um lugar de destaque no auge da revelação. O texto avança da extensão desde a criação e descreve a tríplice tragédia do homem como resultado da queda,