HORMONIOS DO T
VIÇOSA DO CEARÁ – CE
GRADUANDO EM NUTRIÇÃO.
HORMONIOS DO TRATO GASTROINTESTINAL
O trato gastrointestinal é o maior órgão endócrino no corpo. As células enteroendócrinas que se originam na crista neural do embrião estão difusamente distribuídas através de todo tecido gástrico, intestinal e pancreático.
GASTRINA
A gastrina é um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico (parte do suco gástrico) e estimular a motilidade do estômago. É secretado pela célula G noantro do estômago. É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal. O suco gástrico é composto por ácido clorídrico (HCl), pepsinogênio-pepsina, sais inorgânicos e água.
COLECISTOCININA
A colecistocinina é uma hormona gastro-intestinal (GI) que estimula a contração da vesícula biliar e do pâncreas, com digestão de gordura e proteínas. Está relacionado com adigestão e com a sensação de saciedade.
SECRETINA
A secretina é um hormônio polipeptídeo com 27 aminoácidos produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH entre 2 e 4,5 (muito ácido).1 Ao chegar ao duodeno, o bolo alimentar está coberto de suco gástrico (ácido clorídrico e enzimas) vindo do estômago (conhecido como quimo) e com um PH próximo a 2.
HISTAMINA
A histamina, que estimula as células parietais através dos receptores H2. A histamina provém dos mastócitos localizados nas células parietais. Ocorre liberação basal uniforme de histamina, que aumenta sob a ação da gastrina e da acetilcolina.
ACETILCOLINA
A acetilcolina, um neurotrasmissor, estimula receptores muscarínicos específicos presentes na superfície das células parietais e na superfície das células que contêm histamina.