Aula 1 Tica E Bases Humanas
Aula 1
Conceitos Introdutórios
(para que a filosofia – atitudes filosófica – reflexão filosófica)
Para que a filosofia
• A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.
(Merleau-Ponty)
• A palavra filosofia (philossophia), que significa "amor à sabedoria". É bom observar que a própria etimologia mostra que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade.
Atitudes Filosófica
• Para Platão, a primeira virtude do filósofo é admirar-se.
A admiração é a condição de onde deriva a capacidade de problematizar, o que marca a filosofia não como posse da verdade, mas como sua busca. Para Kant filósofo alemão do século XVIII, "não há filosofia que se possa aprender; só se pode aprender a filosofar". Isto significa que a filosofia é sobretudo uma atitude, um pensar permanente.
Reflexão Filosófica
• A filosofia propriamente dita tem condições de surgir no momento em que o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexão. Mas não qualquer reflexão. Como vimos, o homem comum, no cotidiano da vida, é levado a momentos de parada, a fim de retomar o significado de seus atos e pensamentos, e nessa hora é solicitado a refletir. Entretanto, ainda não é filosofia rigorosa o que ele faz.
• Examinemos a palavra reflexão: quando vemos nossa imagem refletida no espelho, há um "desdobramento", pois estamos aqui e estamos lá; no reflexo da luz, ela vai até o espelho e retorna; reflectere, em latim, significa "fazer retroceder", "voltar atrás". Portanto, refletir é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece.
Introdução a História da Filosofia
Campos de investigação da filosofia os períodos da filosofia grega
A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em quatro grandes períodos ou épocas:
• Grécia Homérica – Nome dado devido ao poeta HOMERO que escreveu os poemas Ilíada e Odisseia e revelou muitas informações sobre esta fase da