limite do Espirito Santo
Limites do Espírito Santo
“Que, como te jurei pelo SENHOR Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje. Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre.” I Reis 1: 30 e 31
1 - Introdução
Nós falamos sobre limites nesta Obra com muita segurança porque o nosso padrão a respeito de limites é a Palavra do Senhor. Nós não temos regras como religião, mas temos uma palavra revelada ao nosso coração e isso nos dá muita segurança e muita responsabilidade também, porque quando nós falamos em revelação isso implica dizer que nós temos que estar sensíveis ao Espírito para sabermos se ultrapassamos ou não os limites dados por Ele.
A Palavra é exemplo para todas as coisas que possamos imaginar, ela é padrão de moral, de ética, de conduta, até mesmo para o mundo, mas nós usamos a Palavra revelada, algo que vai além da letra.
O nosso povo, de uma maneira geral, entendeu muito bem aquilo que é do Espírito Santo, nós sabemos, por exemplo, o que é hierarquia, o que é presbitério, etc. Para o povo que vai chegando, o Espírito Santo também tem dado o entendimento, Ele vai colocando este ensino em nosso coração. Um exemplo disso é a unção. Você tem um companheiro que entrou na Obra com você, caminharam juntos por muitos anos, são amigos que têm muita liberdade entre si, têm muitas brincadeiras juntos, muita camaradagem, Depois de algum tempo o Senhor levanta os dois para o diaconato e logo adiante, levanta apenas um para a unção. Como proceder? O que mudou? Por que mudou?
Mudou porque agora houve uma unção ordenada pelo Espírito Santo.
Isso nós entendemos, esses limites são sutis e nós conseguimos discerni-los quando estamos em comunhão.
2 - O Reinado de Davi
Davi foi um homem ético, ele respeitou os limites, e nós sabemos disto porque estamos numa Obra