figurino
O Figurino é um dos elementos do TEATRO que faz parte da caracterização do personagem.
É composto por todas as roupas e os acessórios do personagem projetados e o e/ou escolhidos pelo figurinista, de acordo com as necessidades do roteiro, personagem, da direção e as possibilidades do orçamento. Ele é mais que uma simples veste, mais que uma roupa, pois ele possui uma carga, um depoimento, uma lista de mensagens implícitas, visíveis e subliminares sobre todo o panorama do espetáculo e possui funções específicas dentro do
contexto e perante o público, ora com grau maior ora menor.
Figurino - Espetáculo Liberdade
O figurino deve harmonizar com os demais signos da peça, pois é a mistura das diversas linguagens/signosque dá origem a linguagem teatral. Ele é o elemento caracterizador do personagem e um agente comunicador. Auxilia a expressividade do ator, transforma seu corpo, altera sua imagem, pode causar vários efeitos visuais importantes, prolongar o corpo, engordá-lo, achatá-lo, dilatar, ocultar.
* Conceitos: Indumentária/vestuário: É todo o conjunto de roupas em uma determinada época, cultura e povos. Localizado histórico.
* Moda: A partir do Renascimento Cultural. Surge através da Burguesia. Culto a novidade, ao presente e a mudança.
* Figurino cênico: É o traje usado por um personagem. Pode ou não usar indumentária. Criado especificamente para uma montagem (teatro, balé, circo, cinema).
Tipos de figurino:
Segundo Marcel Martin e Gérard Betton, o figurino pode ser realista ou estilizado (para-realista ou simbólico)
REALISTA: Quando o figurino retrata a realidade de um povo, de uma época, um lugar com precisão histórica.
PARA-REALISTA: O figurinista inspira-se na moda da época para realizar seu trabalho, mas procedendo de uma estilização onde a preocupação com o estilo e a beleza prevalece sobre a exatidão pura e simples.
SIMBÓLICA: Quando a exatidão histórica perde completamente a importância e